Como saber se os seus amigos são uns idiotas

Um dos fatores mais importantes do seu sucesso como empreendedor é o ecossistema que você vive, o ambiente, as pessoas ao seu redor.

Em todos os workshops que já participei, cursos que fiz, livros que li, pessoas que conversei, todos, absolutamente todos, enfatizavam a importância do ecossistema para o sucesso do empreendedor.

Somos a média das pessoas que convivemos. Se essas pessoas respiram inovação e executam aquilo que planejam, logo, estaremos também quase que automaticamente nos desafiando a trabalhar em nosso propósito.

Acontece que pessoas assim são raras. Observe melhor e você verá muitos exatamente ao contrário, reclamando, sendo pessimistas, ou pior… Dedicam seu tempo e energia em algo totalmente desconexo com o que gostariam de estar fazendo. E adivinha… Se a média das pessoas ao seu redor se comporta assim, cuidado, grandes são as chances de você também ir pelo mesmo caminho…

Uma das maiores dificuldades de falar sobre ecossistema, é que sempre que falamos sobre grupo de pessoas, acabamos caindo na armadilha de generalizá-las, rotulá-las. Isso acaba sendo injusto com as pessoas analisadas, e não gera dados precisos ao analisador. Portanto, vamos manter as coisas simples e eficientes por aqui. O que você precisa saber é como analisar o comportamento do seu ecossistema e entender se ele é o ideal para você.

Tendo em mente que o assunto aqui é comportamento, o que caracteriza um comportamento idiota, imbecil, comparado a um comportamento proativo e dinâmico?

O comportamento idiota não é quando alguém discorda de nossas opiniões, mas sim, quando uma pessoa se auto sabota

Exemplo de comportamentos idiotas:

  • Planeja muito e não faz nada;
  • Não planeja nada grande, pois se subjuga incapaz de fazer;
  • Ao invés de aprender com os próprios erros, se vitimiza por tudo que acontece;
  • Interpreta o sucesso alheio como sendo somente sorte;
  • Ao ver o sucesso de um amigo, fica com inveja, ao invés de ficar feliz;
  • Acha que a música “deixa a vida me levar, vida leva eu” é um lema de vida;
  • Trabalha em algo que é totalmente sem sentido para sua vida e não faz absolutamente nada para mudar isso.

Bom, a lista aqui poderia ser muito maior, mas já está válida para entender o conceito.

E como podemos identificar rapidamente um ecossistema inovador, ou seja, um grupo de pessoas com características de serem fazedores, realizadores?

Fale um pouco sobre as suas ideias para essas pessoas, ouça suas respostas e conselhos. Pessoas assim são voltadas em te ajudar a dar os próximos passos. Elas não vão fazer isso por você, mas certamente irão te ajudar, mesmo que seja te ouvindo e dando alguns insights, sempre fundamentados em fazer, tirar as ideias do papel.

Algo muito comum que observo em meus processos de coaching é a quantidade de vezes que as pessoas matam suas boas ideias, simplesmente por complicarem demais em executá-las. E quando isso acontece, adivinha só em qual ecossistema essas pessoas estavam inseridas e nem se deram conta disso???

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *