O Maior Inimigo do Empreendedor

Qual a sua primeira reação ao identificar o inimigo? Provavelmente apontar o dedo? Quantas discussões você já assistiu, ou se envolveu na qual tinha sempre um dedo levantado para a outra pessoa?

No cenário atual do empreendedorismo brasileiro, um inimigo foi identificado: o estado, o governo. Com seus altos impostos, regras esdrúxulas e corrupção, esse é comumente apontado como o maior inimigo do empreendedor.

Mas será que é ele mesmo…? E se eu te disser que não, não é.

E olha que provavelmente eu concordo com a grande maioria dos seus argumentos para acusar o governo, e ainda boto aqui mais lenha na fogueira. Em minha opinião, Situação e Oposição tem apenas uma única preocupação chamada reeleição. É a única forma de eles manterem altos salários, benefícios, foro privilegiados e outros superpoderes que os outorgamos. Político não quer saber de você, nem de mim. Eles não melhoram a economia, pois simplesmente não os interessa aprender sobre o funcionamento econômico de um país.

Caramba… E mesmo assim eles não são o maior inimigo… ?

Faça um teste, veja o que acontece quando você aponta o dedo para alguém. Veja quantos voltam em sua direção, pelo menos 3…

O maior inimigo do empreendedor é quando acreditamos que o inimigo é o outro, que o inimigo está lá fora. Nossos representantes em Brasília são o reflexo da nossa sociedade. Quer mudar Brasília? Eu também. Para mudarmos o reflexo, temos que mudar o comportamento de quem está de frente para o espelho, e não o espelho. Não caia na armadilha brazuca de exigir que o exemplo venha de cima, exemplo vem de dentro. Quando mudarmos nosso comportamento como sociedade, quando deixarmos de aceitar pequenas corrupções do nosso dia-a-dia, estaremos mudando Brasília. Uma nação de pessoas que não tolera o “jeitinho” automaticamente não tolera políticos corruptos.  Faça a sua parte, eu faço a minha parte, a gente se ajuda no meio do caminho.

Matar o maior inimigo do empreendedor é um trabalho de todos os brasileiros. Isso vale individualmente para cada um de nós, inclusive para mim e para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *